9 produtos para salvar sua pele oleosa e a autoestima

2
Aqui estão todos os produtos que citei no post.

Quem olha para o meu rosto não imagina a quantidade de acne que tive na adolescência e boa parte da vida adulta. Uma análise mais atenta até pode revelar pequenas cicatrizes, mas provavelmente ainda esconde o drama.

A coisa era tão feia, que eu conseguia perceber o olhar de pena das outras pessoas. Algumas demonstravam claramente nojo. Foi uma época bem difícil da minha vida, que mexeu severamente com a autoestima.

Durante algum tempo tentei resolver o problema com conselhos de conhecidos: da folha de alga marinha à esfoliação com tomate e açúcar.

Mas quer saber? A melhor decisão que tomei foi parar de me odiar e correr atrás de um especialista no assunto. Mesmo com medo, comecei a tomar o famoso Roacutan, que é conhecido pelos drásticos efeitos colaterais. Por sorte os únicos que tive foram lábios ressecados e um cabelo maravilhoso – ficava de 3 a 4 dias sem precisar lavar!

Vale ressaltar que o medicamento é realmente forte e precisa de acompanhamento mensal, o que consumia boa parte do meu tempo e dinheiro com visitas ao consultório apenas para pegar uma receita controlada. Isso solucionou meus problemas? Em parte, pois embora em menor quantidade, as espinhas voltaram com o fim do tratamento e os cravos nunca foram realmente embora.

Em paralelo comecei a fazer limpeza de pele com uma esteticista. Inicialmente eram 2 sessões ao mês, depois diminuiu para apenas 1 e atualmente consigo esperar 2 meses até a próxima.

Sei que para chegar à pele que tenho hoje foi preciso muito autoconhecimento, por isso, para compensar o esforço e espalhar o bem, compartilho com você 9 produtos que mudaram o cuidado com a minha pele:

Aqui estão todos os produtos que cito no post.

1) Neutrogena Oil-free Acne Wash

Sempre começo e termino o dia com esse sabonete líquido que, como todo bom produto antiacne, possui em sua composição ácido salicílico. De todos que utilizei esse causou menos irritação – minha pele é branquinha e super sensível – e conseguiu segurar por mais tempo a oleosidade. Utilizo ele 2 vezes ao dia: pela manhã e antes de dormir, número indicado por profissionais para que a oleosidade da pele não aumente, já que o atrito estimula a produção de sebo. Sim, caso você não saiba, quanto mais você lavar sua pele, mais óleo ela produz. O que nos leva ao segundo produto, que faz duplinha com o sabonete.

2) Minesol Oil Control da Roc

A pele oleosa precisa de algum produto capaz de segurar a oleosidade ao longo do dia. Sei que existem alguns hidratantes específicos, mas nunca cheguei realmente a testá-los.

Minha solução para esse problema é o protetor solar da Roc Minesol Oil Control FPS 70, que além de proteger dos raios danosos, diminui consideravelmente a produção de sebo. Ele pode ser utilizado até mesmo à noite como primer. No começo usei o FDS 30, mas percebi que o 70 tem uma textura mais suave e melhor duração.

Confesso que o hábito de usar protetor solar diariamente não veio da preocupação com as doenças relacionadas à exposição ao sol, mas pelo ótimo controle de oleosidade. Este com certeza foi um dos achados mais valiosos! Sabe aquele produto que você morre de medo que suma da face da terra? É esse.

3) Adstringente Deep Clean da Neutrogena

É para pele mista/oleosa e utilizo apenas quando sinto que preciso de uma limpeza mais profunda. Dos produtos da minha rotina é o que ainda não aprovei 100%, pois costuma deixar a pele um pouquinho irritada, principalmente na região em volta dos olhos onde é mais fina e sensível. O cheiro também não é um dos meus favoritos, mas a sensação de frescor na pele é ótima! Vale lembrar que ele não é um removedor de maquiagem, ok? Ultimamente tenho utilizado raramente, pois a próxima opção é uma boa substituta.

4) Água Micelar L’Oreal

Em busca de um substituto para o Adstringente Deep Clean, acabei encontrando a água micelar, que nos últimos tempos tem feito sucesso por aí. Entre os benefícios estão: limpar, demaquilar, purificar, suavizar e reequilibrar a pele. O diferencial se comparado com o adstringente anterior é que a água micelar realmente parece “água”: tem pouco ou nenhum aroma, é transparente e não causa nenhuma ardência na pele. Depois de lavar o rosto com o sabonete líquido finalizo a limpeza com a água micelar, que tem mais facilidade em retirar a maquiagem. Outro beneficio é o custo: 400ml da Água Micelar da L’Oréral é o mesmo preço de 200ml do Adstringente da Deep Clean. Resumindo: Utilizando o adstringente com menor frequência dá para economizar um pouco.

5) Dark Angels da Lush

Em uma versão anterior desse post eu indicava o TheraSkin da Theracne, mas não faz mais sentido estar aqui e já explico o motivo. Este é um esfoliante com microesferas que ajuda na prevenção de cravos, além de remover a pele morta. Foi indicado pela minha esteticista e por um tempo foi a melhor opção para esse problema, mas o fato das microesferas serem de polietile (material poluente), comecei a ficar incomodada e resolvi testar o Dark Angels da Lush.

É um limpador facial feito com argila Rhassoul, óleo de abacate e carvão em pó. Estou usando há pelo menos 5 meses e já demonstrou ser uma opção melhor que o Theracne, pois embora seja um esfoliante, a pele não fica tão irritada e ainda parece ajudar na oleosidade. Sinto um toque mais suave e até mesmo uma luminosidade diferente na pele. Talvez seja o amor falando, mas realmente senti uma diferença positiva com a troca.

O preço é menor do que a opção anterior e, tudo indica que vai durar um bom tempo. Umedeço o rosto previamente e utilizo uma colher de chá do Dark Angels em movimentos circulares e bem delicados. Além disso, gosto de deixar o produto mais um tempinho, utilizando como máscara para combater a oleosidade. Provavelmente vou abandonar o Theracne quando acabar. #sinceridades Outro ponto importante é que os produtos da Lush são veganos e não possuem microesferas poluentes, que acabam contaminando os animais marinhos. O planeta agradece.

6) Tea Tree Water da Lush

Depois de esfoliar a pele ou quando ela está naturalmente irritada, gosto de utilizar o Tea Tree Water para aliviar a vermelhidão. O Tea Tree ou Melaleuca é conhecido por ser bactericida, antisséptico e antimicrobiano, ideal para peles acneicas e oleosas. Lembra água termal e pode ser utilizado em spray direto no rosto (como eu uso) ou com a ajuda de algodão. É muito agradável finalizar os cuidados da pele com ele!

7) Drops Of Youth – The Body Shop

Esse foi um dos primeiros produtos que comprei da marca. Ele promete remover as celulas mortas em uma esfoliação suave. Tem a textura gelatinosa, mas rapidamente se transforma em “gominhos” que teoricamente é a pele morta se soltando. Ele tem um preço bem salgado, mas rende por meses, mesmo utilizando 3 vezes por semana. Bastam duas gotinhas e movimentos circulares para esfoliar todo o rosto. Depois é só retirar o produto com água. A pele fica com uma textura bem sequinha e aveludada. Não consigo mais viver sem.

8) Oils Of Life – The Body Shop

Este não está diretamente relacionado à pele oleosa, mas tem feito parte da minha rotina de finalização. Como o Drops Of Youth tem um valor bem salgado, mas também dura bastante. Acho que essa é uma das características dos produtos The Body Shop no geral. Esse óleo é indicado para reduzir os sinais de envelhecimento – olha que estou chegando aos 30 – e deixa um “acabamento aveludado e macio” – como diz no site. É super tranquilo para peles oleosas e permite um relaxamento do rosto se você aproveitar para fazer uma massagem. É aquele carinho com a gente no final de um dia cansativo. 🙂

9) Pó Asepxia e Pure Makeup da Maybelline

Normalmente não utilizo base no dia a dia, então aplico uma camada de protetor solar e depois de alguns minutos, quando ele aderiu bem à pele, aplico uma camada de pó para tirar o brilho da zona “T”.

Como uso diariamente precisei encontrar uma opção mais em conta. Para a minha surpresa, o pó da Asepxia, apresentou uma cobertura bem fininha (aplicado com pincel kabuki) e resistente. O design da embalagem é um problema sério e talvez, esse tenha sido um dos motivos para experimentar o Pure Makeup da Maybelline.

Não é por ser um produto especial para acne que a embalagem precisa parecer de um tratamento de saúde, não é? Muito pelo contrário: é necessário tirar esse estigma e caprichar nas embalagens, poxa. #fikdik

Como falei, acabei trocando pelo pó da Maybelline, que também tem um toque mais suave e é especifico para peles mistas e oleosas, além de ter uma embalagem linda na cor menta e um espelhinho secreto na parte de baixo – só fui descobrir depois de meses de uso.

Outros cuidados importantes:

  • Higienizar as mãos antes de cuidar da pele, afinal, temos muitas bactérias e devemos evitar levá-las ao rosto;
  • Lavar o rosto apenas 2x por dia e utilizar um bom filtro solar ou creme antioleosidade;
  • Escolher maquiagens que sejam desenvolvidas para peles oleosas;
  • Manter os pincéis de maquiagem limpinhos, pois eles acumulam muitas sujeirinhas e bactérias;
  • Ter uma esteticista de confiança para limpezas mais profundas e evitar cicatrizes. Adri, te adoro!

Por fim, uma última dica importante, que aprendi da pior maneira: nunca vá atrás de tratamentos caseiros ou pomadas de uso livre indicados por aí (Acnase acabou com a minha pele). Comece o tratamento conhecendo sua pele e aprendendo a ter carinho por você. Isso ajudará a procurar opções seguras e também trará a delicadeza necessária na hora de aplicar os produtos. Sério, não se odeie. Sua pele só ficará melhor se você aprender a cuidar do seu corpo com delicadeza para não deixar cicatrizes.

Espero que tenham gostado e se quiserem podem deixar suas indicações nos comentários! 😉 Adoro testar produtos!

SHARE

2 comentários

  1. Alémndos dois produtos que você mencionou, eu uso todos os dias o sabonete em barra Neutrogena para o rosto. Aliás, não é propaganda, mas só Neutrogena deu jeito na minhaMinha oleosidade…

    • Também uso esse, mas quando estou fora de casa, pois é mais fácil de levar! 😀 Neutrogena é mesmo ótima, adoro! <3 Valeu pelo comentário, Lud! Beijão!

Deixe um comentário maravilindo aqui!

Please enter your comment!
Please enter your name here