5 rituais para começar bem o ano

0

O ano muda, mas a vida continua a mesma. A gente sabe que é assim, mas é impossível ignorar a energia gostosa que toma conta da nossa rotina.

Normalmente eu aproveito essa sensação de renovação para colocar a mente e o corpo em ordem, pois nessa época do ano eles estão realmente precisando. É sempre uma dádiva quando consigo um tempo para cuidar da minha saúde e agradeço imensamente quando tenho a oportunidade de me desligar do mundo exterior e olhar um pouco para dentro.

Às vezes esse olhar para dentro não é agradável quando as coisas são colocadas na balança, mas mostra-se sempre necessário para dar boas-vindas às novas energias.

Para isso, costumo fazer algumas pequenas ações entre o final e começo do ano, que acredito ter um impacto enorme na minha saúde.

1) Relembrar o que fiz durante o ano

Relembrar é um processo que começa já no início de dezembro. Sou mesmo nostálgica e costumo até anotar à mão as coisas que aconteceram ao longo do ano, mesmo antes dele acabar. É bom fazer isso para perceber os aprendizados, conquistas e significados da nossa trajetória, pois quando juntamos as coisas boas e ruins ainda conseguimos perceber aprendizados importantes. Isso dá uma perspectiva importante para encarar os desafios, dores e alegrias que o próximo ano sempre reserva para as nossas vidas.

2) Destralhar, limpar e organizar

Além de organizar a mente, aproveito para cuidar dos espaços ao meu redor. Procuro separar coisas para doar ou jogar fora, deixando apenas aquilo que tem significado para mim. Esse ritual de desprendimento material traz leveza e combina com as novas energias. Normalmente eu começo entre a semana do Natal e vou até metade de janeiro, dependendo de como está a minha agenda.

3) Relaxar e recuperar as energias

Em 2017 aprendi a importância de cuidar da minha saúde emocional. Quando a mente está inquieta, o corpo começa a demonstrar sinais de desgaste. Por isso, aproveito esse período para sair totalmente da rotina e fazer pequenas “aventuras”, mesmo que seja explorando a minha própria cidade. Além disso, tento ao máximo me livrar de compromissos para simplesmente não fazer nada e não pensar em nada. O corpo também tem seus cuidados, gosto de ir ao salão, fazer um novo corte de cabelo, uma limpeza de pele ou massagem. São coisas bobinhas, mas têm um grande reflexo para as minhas energias!

4) Ter overdose de inspiração

Nem sempre é fácil. Só há pouco tempo percebi que preciso de pequenas doses diárias de inspiração para que os pensamentos negativos não tomem conta da minha mente insight que veio durante a viagem à Buenos Aires em setembro do ano passado. Pode ser um museu, um momento no meio do mato, um livro, uma música, uma frase, uma fotografia, um filme. Buscar inspiração é fonte para cultivar bons pensamentos e, embora isso deva acontecer o ano todo, durante esse período de recesso me sinto verdadeiramente impactada por esses bons sentimentos que habitam o mundo em forma de artes e delicadezas.

5) Focar no desenvolvimento pessoal

Aprender algo novo ou fazer uma leitura motivacional. Gosto de aproveitar o período de recesso para acrescentar algo na minha vida. Esse ano escolhi ler sobre mais seriamente sobre Budismo, que acredito que trará bons ensinamentos para os desafios que ando enfrentando na minha vida.

Imagem retirada daqui.

Além disso, essa já é a terceira vez que leio um livro da série The School of Life no mesmo período, talvez seja coincidência ou os títulos tenham mesmo uma vibe para cultivar nosso lado positivo. Depois de ler Como encontrar o trabalho da sua vida e Como desenvolver saúde emocional, agora parti para a leitura de Como manter a mente sã. Recomendo esses livrinhos, que são escritos por diferentes autores, além do canal do Youtube que aborda rapidamente vários assuntos que promovem reflexões bem interessantes.

Você também costuma fazer rituais no final do ano para renovar as energias e se preparar para a virada? Conta aí nos comentários <3

SHARE

Deixe um comentário maravilindo aqui!

Please enter your comment!
Please enter your name here